top of page
Buscar
  • Foto do escritorO Caleidoscópio

#13 [Ap1:2] A revelação divina transmitida

Atualizado: 30 de ago. de 2020


Em Apocalipse 1:2, João refere-se à comunicação de sua mensagem através da revelação que recebeu. O verbo “testemunhar”, do grego μαρτυρέω [martyreō], sugere que o apóstolo estava escrevendo seu livro com o intuito de descrever para seus contemporâneos sua visão.


Ele considera que “tudo o que viu” é “palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo” (expressão aparece ainda em Ap 1:9 e 20:1). No AT, a “palavra de Deus” é equivalente à “palavra do Senhor”, quando - semelhante a João no Apocalipse - os profetas recebiam a revelação divina e a comunicavam (ver Jr 1:2; Os 1:1; Jl 1:1; Jn 1:1; Sf 1:1; Zc 1:1). Alguns profetas até mencionam também visões (ver Is 2:1; Mq 1:1; Zc 1:7).


Isso sugere pelo menos duas coisas interessantes, a primeira é que o termo “palavra de Deus” deve ser entendido da mesma maneira que a “palavra do Senhor” do AT. A segunda é que João precisa ser considerado um profeta como os profetas do AT. E, de fato, o livro de Apocalipse é chamado de “palavras da profecia” (ver Ap 1:3; 22:7, 10, 18).


O conteúdo profético do livro de Apocalipse foi transmitido através de um fluxo lógico, mediante uma cadeia de transmissão bem definida. Nos versos 1, 2 e 3, João escreve o livro profético por meio de três partes bem definidas:





A sequência de transmissão da revelação divina vai ser retratada novamente em todo o livro. Essa ordem curiosa de transmissão divina nos mostra de forma significativa que tudo o que está escrito no Apocalipse não é algo que se originou na imaginação de João, e sim na mente Divina.


Portanto, os leitores do último livro da Bíblia devem levar em consideração “que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo” (2Pe 1:20-21).


Ao entrarmos em contato com os escritos de João em Apocalipse, devemos ter consciência que Deus fala através do texto e revela Seu plano de salvação através de Jesus Cristo e Suas ações salvíficas no passado, no presente e, em especial, no futuro.




Eis que venho sem demora. Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro”. Ap 22:7



Referências:


STEFANOVIC, Ranko. Revelation of Jesus Christ : commentary on the book of Revelation. Berrien Springs: Andrews University Press, 2002.





133 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page