top of page
Buscar
  • Foto do escritorO Caleidoscópio

#14 [Ap 1:3] "Feliz é aquele..."

Atualizado: 30 de ago. de 2020


Logo em seus primeiros versos, o livro de Apocalipse promete uma bênção especial para quem lê e estuda o livro. Isso quer dizer que existe algo que está reservado para você que permanece conosco nessa jornada rumo à descoberta dos segredos do livro!


Em Apocalipse 1:3, lemos: “Bem-aventurado aquele que lê e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo”. A palavra “Bem-aventurado”, do grego μακάριος [makarios] significa “abençoado”, afortunado” ou “feliz”. Essa é a mesma palavra que o próprio Jesus usou no Sermão do Monte (Mt 5:3-12), mostrando aos leitores a felicidade inerente àqueles que são fiéis mesmo quando as dificuldades da vida os afligem.


No Apocalipse, é prometido àquele que lê e aos que ouvem as palavras do livro satisfação especial quando observam as instruções especificadas na palavra profética. Portanto, o texto pode ser traduzido: “Feliz aquele que lê e aqueles que ouvem…” ou “Abençoado aquele que lê e aqueles que ouvem…”


Outro ponto que vale a pena destacar é a mudança que ocorre do singular (“aquele que lê”) para o plural (“aqueles que ouvem”), sugerindo que o livro fosse lido e explicado em uma comunidade de fiéis. Assim, o Apocalipse deve ser estudado por todo o corpo de crentes. À medida que a congregação entende e vive de acordo com as palavras da profecia do livro, felicidade e benção sobrevirão a todos.


A promessa que encontramos em Apocalipse 1:3 é a primeira das sete bem-aventuranças com as quais nos deparamos no livro de Apocalipse. Em toda a Bíblia, o número “sete” desempenha um papel crucial. E isso não é diferente no último livro da Bíblia. Esse numeral sugere a ideia de totalidade, completitude. Todas as outras 6 bem-aventuranças achadas ao longo do livro nos dão mais certeza ainda da satisfação e do júbilo de quem entra em contato com este livro. Para aquele que lê o livro, ouve e o entende, a plenitude de bênção é prometida.




O próprio Jesus, em Lucas 11:28, mostra essa necessidade de compreensão da Bíblia como um todo quando diz: “Bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a observam.”


Feliz é aquele que leva as palavras do livro de Apocalipse a sério. A descrição do fim dos tempos no último livro da Bíblia pode se revelar muito assustadora para quem não tem os olhos fixados no Deus que controla a história. Mas as “bem-aventuranças do Apocalipse” são um lembrete de que esse mesmo Deus estará conosco do começo ao fim dos tempos (Mt 28:20).


“Assim também agora vós tendes tristeza; mas outra vez vos verei; o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém poderá tirar.” João 16:22


Referências:


STEFANOVIC, Ranko. Plain Revelation: a reader’s introduction to the Apocalypse. Berrien Springs: Andrews University Press, 2013.


STEFANOVIC, Ranko. Revelation of Jesus Christ: commentary on the book of Revelation. Berrien Springs: Andrews University Press, 2002.






138 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page