top of page
Buscar
  • Foto do escritorO Caleidoscópio

#16 [Ap1:7-8] O coração do livro

Atualizado: 30 de ago. de 2020


Para concluir as palavras iniciais do Apocalipse, João direciona o leitor sobre o foco do livro, o grande evento que ocorrerá depois de cumpridas todas as palavras do livro: o retorno de Jesus. Ele utiliza as expressões encontradas no AT, em Daniel 7:13: “ele vem com as nuvens”, e em Zacarias 12:10: “aqueles que o traspassaram” e “se lamentarão por causa dEle”.


O próprio Jesus, no seu discurso no Monte das Oliveiras em Mateus 24:30, fala de maneira semelhante: “vindo sobre as nuvens do céu” e “todos os povos da terra se lamentarão”. Essas referências diretas são úteis para que o leitor se atente para o fato de que a vinda de Cristo está profundamente conectada com as profecias que predizem a segunda vinda de Jesus em toda a Bíblia.



O retorno de Cristo a essa terra é a maior e a mais enfática afirmação no livro de Apocalipse. A promessa do retorno é confirmada não só no início, mas no final do livro também. João confirma que o próprio Jesus promete por três vezes: a expressão grega ἔρχομαι ταχύ [erchomai tachy] “venho sem demora!” (Ap 22:7, 12, 20).


Portanto, a Segunda Vinda de Cristo é o que abre e fecha o livro. É o clímax de toda e qualquer profecia contida no último livro da Bíblia. O glorioso retorno do Salvador marca a conclusão da história deste mundo e um novo recomeço dos céus e da terra (Ap 21:1).


O Apocalipse nos dá a certeza que Cristo virá outra vez, de forma pessoal, literal, com majestade e com grande glória. Todo ser humano testemunhará a Sua vinda, “todo olho verá, até mesmo aqueles que o traspassaram” (Ap 1:7).


Essa certeza pode ser vista na forma como João conclui o verso 7: “Certamente. Amém.” (em grego ναί ἀμήν [nai amēn]). A palavra ναί [nai] é um vocábulo que significa “amém” e ἀμήν [amēn] é a tradução grega para a palavra hebraica “amém”. Ou seja, se fôssemos traduzir literalmente, seria: “Amém. Amém”. Uma afirmação positiva dupla. João quer enfatizar para o leitor a certeza de que “Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano do reis da terra” (Ap 1:5 clique aqui para saber mais) virá outra vez.


A convicção da Segunda Vinda de Cristo é confirmada pelo próprio Deus. O “Alfa e o Ômega”, “aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso” (Ap 1:8). Não há promessa tão fortemente assertiva quanto a volta de Jesus Cristo. A Sua vinda trará libertação e salvação para aqueles que esperam por Ele.


O objetivo principal do livro de Apocalipse não é prever o futuro, mas anunciar um Deus que está às portas. Esse mesmo Deus eterno e poderoso está no controle todo o tempo. Ele sabe o que acontecerá no futuro e traz consigo a perfeita solução. Ele intervém na história, e oferece salvação.


Mais que o Deus da memória, mais que o Deus da existência, da espiritualidade e da comunhão, Ele é o Deus “que há de vir.” (Ap 1:8). [1]




[1] DOUKHAN, Jacques. Secrets of Revelation: The Apocalypse Through Hebrew Eyes. Hagerstown: Review and Herald Publishing Association, 2002. p. 18.


Referências:

STEFANOVIC, Ranko. Plain Revelation: a reader’s introduction to the Apocalypse. Berrien Springs: Andrews University Press, 2013.


STEFANOVIC, Ranko. Revelation of Jesus Christ : commentary on the book of Revelation. Berrien Springs: Andrews University Press, 2002.





107 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page