top of page
Buscar
  • Foto do escritorO Caleidoscópio

#20 [Ap 2:1-7] Carta à igreja em Éfeso



A primeira carta no livro de Apocalipse é endereçada à igreja localizada na cidade de Éfeso. Representa a primeira igreja, o primeiro candelabro (Ap 2:5). Situada a cerca de 95 km da ilha de Patmos, de onde João estava escrevendo, era uma das maiores e principais cidades da província romana na Ásia. Sede de um pulsante centro político, comercial e religioso, nessa metrópole haviam vários templos pagãos dedicados à adoração ao imperador.


Além disso, a cidade era conhecida como o lar da deusa Ártemis ou Diana (At 19:27-28). Ela possuía um templo suntuoso que tinha uma importância fundamental para os cidadãos em Éfeso. O santuário de Ártemis era o centro da vida do povo (At 19:35), onde todos os tipos de atividades ocorriam. Práticas como: transações financeiras e comerciais, depositário de objetos de valor e amuletos, asilo de criminosos, práticas supersticiosas, ocultismo etc. (At 19:19).



Apesar do ambiente hostil para os cristãos daquela época, a igreja cristã em Éfeso era provavelmente a que mais tinha influência no mundo. Foi a igreja dos apóstolos (Ap 2:2), foi também a igreja em que se converteram os primeiros pagãos. O próprio apóstolo Paulo trabalhou em Éfeso durante três anos (At 20:31) e escreveu a carta que conhecemos hoje como o livro de Efésios na Bíblia.


Porém, ainda que estivessem firmes em sua fé e perseverantes na fidelidade a Deus (Ap 2:2), a igreja em Éfeso sofria ataques diretos que ameaçavam a integridade dos cristãos. Era imperativo que os cidadãos cumprissem com suas obrigações cívicas perante o imperador, isso envolvia participação de festivais religiosos nos templos pagãos. Ao rejeitarem as demandas religiosas pagãs, os cristãos sofriam repúdio e traziam dificuldades, como sanções econômicas e isolamento social.


A presença de um grupo conhecido como “nicolaítas” (Ap 2:2 e 6), que foram os responsáveis na introdução de ensinamentos heréticos e por perverter o verdadeiro evangelho ensinado por Paulo (ver 1 Co 8), transformou a liberdade que se tinha em Cristo em imoralidade e depravação no que se diz respeito à Lei e à graça.


O problema da igreja em Éfeso é que os cristãos se esforçaram tanto para serem fiéis à doutrina e permanecerem firmes às suas crenças que acabaram esquecendo-se do princípio de tudo: o amor a Deus e ao próximo (Lv 19:18). João escreve: “vocês abandonam o primeiro amor” (Ap 2:4).


Diante disso, vemos Jesus fazendo um chamamento no verso 5: “arrependa-se”. Essa expressão remete ao AT e seus profetas, quando usavam o vocábulo שׁוב [šwb] para chamar o povo para mudar os seus caminhos e voltar-se para Deus (ver Zc 1:3-6). A palavra μετανοέω [metanoeō], usada em Apocalipse 2:5, carrega o mesmo significado: “mudar de direção”, “virar-se em direção oposta”, “mudar de mentalidade”.


O convite para a igreja de Éfeso é feito para que eles se lembrem das “primeiras obras” (Ap 2:5) e se movam em direção à reconstrução de um amor genuíno a Deus e ao próximo. Para que a igreja continuasse a fazer a diferença e permanecesse sendo luz ao mundo (Mc 4:21-15; Lc 8:16-18), deveria voltar-se para Deus, pois essa é a sua razão de existir. Se caso não cumprisse seu papel, seu candelabro seria retirado. A igreja só subsiste se a sua luz brilhar.


Há fortes paralelos da igreja descrita por João em Ap 2:1-7 e a igreja cristã do primeiro século. A igreja primitiva estava transbordando de afeição e fraternidade no Pentecostes (At 2), porém com a morte dos primeiros discípulos foi se esvaindo também o primeiro amor.


Podemos considerar também que a história da igreja em Éfeso é a nossa história. Cabe a nós enxergarmos em que posição estamos no nosso relacionamento com Deus e com o próximo. Termos em mente que a luta contra falsos ensinamentos e a falta de amor é diária, por isso, precisamos permanecer firmes e em situação de alerta. Se realmente queremos ser luz ao mundo, é fundamental mudarmos a nosso rumo e transformarmos a nossa mente em direção ao primeiro amor.


"Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor” (1Jo 4:8)."

Referências:

DOUKHAN, Jacques. Secrets of Revelation: The Apocalypse Through Hebrew Eyes. Hagerstown: Review and Herald Publishing Association, 2002.

STEFANOVIC, Ranko. Plain Revelation: a reader’s introduction to the Apocalypse. Berrien Springs: Andrews University Press, 2013.


STEFANOVIC, Ranko. Revelation of Jesus Christ : commentary on the book of Revelation. Berrien Springs: Andrews University Press, 2002.





81 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page