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  • Foto do escritorO Caleidoscópio

#28 [Ap 4:1-3; 5-6] A visão do trono - Parte 1


O capítulo 4 inaugura uma nova seção do Apocalipse. Juntamente com o capítulo 5, começa a segunda divisão principal do livro. Esses dois capítulos (4 e 5) devem ser entendidos como uma unidade, ou seja, interdependentes, pois são a seção central de todo o livro e preparam o terreno para o que se segue.


A cena agora muda da Terra para o Céu. Tendo recebido as mensagens às sete igrejas (Ap 1:9-3:22), João agora é transportado para ver “o que deve acontecer depois dessas coisas” (Ap 4:1 cf. 1:19). Em Ap 4:2 ele é levado “em espírito”, expressão usada várias vezes no livro (Ap 1:10; 17:3; 21:10) significando que João estava, de fato, na visão.


A linguagem usada nos capítulo 4 e 5 sofre uma mudança radical. Enquanto conseguimos entender facilmente as mensagens dirigidas às igrejas no modo em que João se expressa, a forma de comunicação nos próximos dois capítulos muda. João agora escreve por meio de símbolos, portanto precisamos ficar atentos às descrições que são apresentadas ali.


Parece que a evidência principal para compreendermos o que se segue pode ser encontrada na parte final do capítulo anterior: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele e ele comigo. Ao vencedor, darei o direito de sentar-se comigo no meu trono, assim também eu venci e me sentei como o meu Pai no seu trono(Ap 3:20-21). Essa declaração de Jesus funciona como um tipo de conclusão da seção das mensagens às sete igrejas e deve ser tomada como ponto de partida para a interpretação de toda a cena que acontece nos capítulos 4 e 5.



A “porta” retratada no final do capítulo 3 (Ap 3:20) está em paralelo com a “porta” no início do capítulo 4 (Ap 4:1). Assim como, o “trono” retratado no capítulo 3 (Ap 3:21) relaciona-se com o “trono” descrito no capítulo 4 (Ap 4:2). O voz do Filho do Homem dessa vez chama João através da porta para mostrá-lo “o trono armado no céu, e alguém estava assentado no trono” (Ap 4:2).


Curiosamente o livro de Apocalipse é o livro do Novo Testamento que possui mais referências de trono. Entre as 62 vezes que aparece a palavra “trono” (gr. θρόνος [thronos]) no NT, 47 vezes aparecem no Apocalipse. Podemos concluir que o tema do “trono” é importantíssimo tanto para João quanto para os seus contemporâneos. Não podemos esquecer que na época em que o Apocalipse foi escrito, a figura do “trono” era usada com bastante frequência fazendo alusão ao poderes terrenos - como o trono de César, por exemplo - representando domínio, autoridade e soberania.


Assim, João usa a alusão ao “trono” de forma repetitiva (das 47 vezes usadas no Apocalipse, 14 vezes é usada apenas capítulo 4!) para chamar a atenção do leitor que existe um trono diferente dos outros tronos constituídos na Terra, um trono que se encontra no Céu, exaltado sobre todos os outros. “Trono” é a palavra-chave no capítulo 4, o objeto central de toda a visão. Isso significa que os capítulos 4 e 5 descrevem um evento específico e decisivo na história do universo.


Em Apocalipse 3:21, Cristo promete ao vencedor a recompensa de partilhar do Seu trono, de fazer parte de um Reino que difere totalmente dos reinos constituídos por forças humanas que costumeiramente fazem do uso da opressão, violência, intolerância, prepotência e perseguição. A promessa de Cristo se torna esperança do justo de viver a experiência do reino divino governado por um Deus que é amor (1 Jo 4:18). O trono celestial representa a expectativa da vinda do reino de paz, liberdade, dignidade e cumplicidade. O capítulo 4 é o início do cumprimento da promessa realizada em Apocalipse 3:21!


“Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará; todavia, o meu justo viverá pela fé; [...]” Hebreus 10:36-38a ARA


Referências:


DOUKHAN, Jacques. Secrets of Revelation: The Apocalypse Through Hebrew Eyes. Hagerstown: Review and Herald Publishing Association, 2002.

STEFANOVIC, Ranko. Revelation of Jesus Christ : commentary on the book of Revelation. Berrien Springs: Andrews University Press, 2002.


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