top of page
Buscar
  • Foto do escritorO Caleidoscópio

#30 [Ap 4:4, 10-11] Os 24 anciãos


Ainda descrevendo a visão do capítulo 4, João nota que “ao redor do trono havia também vinte e quatro tronos, e neles estão sentados vinte e quatro anciãos, vestidos de branco e com coroas de ouro na cabeça” (Ap 4:4). Os elementos apresentados aqui já são familiares para você, leitor, que nos acompanhou nos estudos anteriores!

As “vestes brancas” (Ap 3:5) prometidas ao vencedor na carta à igreja em Sardes e a coroa (Ap 2:10) prometida àqueles que foram fiéis até a morte (saiba mais aqui), aparecem fazendo parte da cena junto com os 24 anciãos.

Estes seres representam aqueles que venceram e foram convidados a sentar com o filho do Homem no trono (Ap 3:21) na carta à igreja de Laodicéia. O cumprimento da promessa é estendida a todos os povos ao longo de todas as eras, homens e mulheres salvos pelo Criador, Redentor e Rei! Esse privilégio é universal e oferecido a todos aqueles que viveram uma vida baseada no amor e fidelidade na palavra de Deus.

O número 24 é simbólico e se relaciona com o número 12, que é bastante significativo tanto no AT quanto no NT. As 12 tribos de Israel (Ap 21:12), bem como os 12 apóstolos de Cristo (Ap 21:14) têm significado semelhantes, representando o povo da aliança, o remanescente de Deus, aqueles que subsistiram e que agora estão diante do trono do Deus. Também nos lembra os 24 sacerdotes (eram chamados de anciãos) que participavam do serviço do Templo de Jerusalém (I Cr 24:1-19; 24:5) realizando o serviço de adoração paralelamente relacionado com a cena de adoração e louvor que encontramos no capítulo 4 de Apocalipse (Ap 4:10-11).


Estes seres “depositavam as suas coroas diante do trono” (Ap 4:10) em sinal de reconhecimento que a vitória simbolizada pela coroa (gr. στέφανος [stephanos]) só foi possível através do Senhor Deus, Criador do Universo onde, Ele mesmo, é Rei e Juiz. A liturgia cantada pelos 24 anciãos aludem à Criação, a expressão cantada em Apocalipse 4:11 “Digno és” antecipa a questão em Apocalipse 5:2: “Quem é digno?”

Todo o cenário nos mostra que através de sua iniciativa amorosa de criar o mundo e os seres humanos, vir a esta Terra e morrer por eles O torna digno! O louvor prestado ao único merecedor de toda honra e glória é reconhecido por aqueles que viram a promessa se cumprir em suas vidas!

Não há nada que nós, seres humanos possamos fazer para sermos salvos por Ele. O que nos resta é reconhecer a misericórdia divina que nos resgata e nos declara vencedores. Não há amor maior do que esse “concedido por Deus a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus” (1 Jo 3:1).


“Depois destas coisas, vi, e eis grande multidão que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestes brancas, com ramos de palmeira nas mãos”. Ap 7:9

Referências:


DOUKHAN, Jacques. Secrets of Revelation: The Apocalypse Through Hebrew Eyes. Hagerstown: Review and Herald Publishing Association, 2002.

STEFANOVIC, Ranko. Revelation of Jesus Christ : commentary on the book of Revelation. Berrien Springs: Andrews University Press, 2002. #Apocalipse #Revelacao


66 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page