top of page
Buscar
  • Foto do escritorO Caleidoscópio

#31 Os quatro seres viventes

Atualizado: 6 de dez. de 2020


Outra descrição que nos chama a atenção na visão de João no capítulo 4 é a presença de quatro seres viventes que também compõem a Sala do Trono. Estes seres estão presentes em várias outras partes do livro de Apocalipse, e todas as vezes que aparecem estão sempre envolvidos na adoração e no louvor (Ap 4:8-9) dAquele que está assentado no trono. Ou seja, eles estão sempre próximos ao trono (Ap 4:6; 5:6; 14:3) dando honra e glória ao Único que é digno (Ap 4:8-9; 5:8-9, 14; 7:11-12; 19:4).


Quando usamos o Antigo Testamento (a Bíblia que João tinha na época dele) como referência para interpretar as figuras simbólicas usadas em Apocalipse, facilmente percebemos os paralelos com a visão em que o profeta Ezequiel (Ez 1:6-10; 10:14) vê os mesmos quatro seres viventes com quatro faces cada: a de um homem, a de um leão, a de um boi e de uma águia cheios de olhos ao redor (Ez 10:12), onde, o próprio Ezequiel os identifica como querubins (Ez 10:20-22).

Os querubins são seres que também foram representados na Arca da Aliança localizada no tabernáculo (habitação) de Deus. Eles eram colocados um de frente para o outro e suas asas estendidas sobre o propiciatório (Êx 25:18-21; 1 Rs 6: 23-28).



A declaração desses seres: “Santo, santo, santo” (Ap 4:8) nos remete à visão do profeta Isaías (Is 6:2-3) em que aparece a mesma expressão e é anunciada também por anjos (serafins). Essa atmosfera solene de exaltação aponta para Aquele que detém o controle do tempo (passado, presente e futuro). A afirmação: “Aquele que era, que é e que há de vir” (Ap 4:8) nos mostra que pelo fato dEle ser o Criador (Ap 4:11), é também dono do tempo e tem o pleno domínio e autoridade sobre o Universo. O livro de Daniel descreve esse mesmo Deus de forma semelhante: “É ele quem muda o tempo e as estações, remove reis e estabelece reis” (Dn 2:21a).



Apocalipse 4 nos dá a certeza de que o Senhor Deus possui as “rédeas” deste mundo. A nossa esperança de uma realidade superior deve se concentrar unicamente nEle! Ele é a resposta para a nossa desconfiança em relação ao passado, é o guia para vivermos o presente e a segurança de que o nosso futuro está assegurado em Suas mãos.


“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” João 14:6 NAA

Referências:


DOUKHAN, Jacques. Secrets of Revelation: The Apocalypse Through Hebrew Eyes. Hagerstown: Review and Herald Publishing Association, 2002.

STEFANOVIC, Ranko. Revelation of Jesus Christ : commentary on the book of Revelation. Berrien Springs: Andrews University Press, 2002.

378 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page