top of page
Buscar
  • Foto do escritorO Caleidoscópio

#33 [Ap 5:1,3-4] O pergaminho selado


O capítulo 5 em seu primeiro verso descreve a existência de “um livro em forma de rolo escrito por dentro e por fora, e selado com sete selos” (Ap 5:1). Para entendermos o que João vê, precisamos lembrar que um dos nossos pressupostos ao interpretar o livro de Apocalipse é sempre se basear na própria Bíblia para entender de forma fiel as expressões que o próprio autor usa no livro (saiba mais aqui).


O “rolo” ou pergaminho retratado por João deve ser visto como uma referência aos tempos do Antigo Testamento quando os reis israelitas assumiam o trono. No Antigo Oriente Próximo os tronos eram uma espécie de sofá (veja aqui) onde cabia mais que uma pessoa sentada (cf Ap 3:21). Sentar-se à direita do rei era considerado uma das maiores honrarias naquela época.


Na cerimônia de posse real, o rei que assumisse o trono receberia alguns itens, dentre eles a coroa real e o rolo (livro ou pergaminho) da Aliança, ou seja, o livro de Deuteronômio (2 Rs 11:12; cf. Dt 17: 18-20; 1 Sm 10:25). Ao receber o pergaminho, o rei estava habilitado a reinar. A posse e a capacidade de abri-lo e lê-lo davam ao rei o direito de reinar e governar sobre Israel.


Nesse momento, o rei se tornava o representante do governo divino para o povo. Deus sendo o Grande Governante e o rei sendo co-governante. Em Salmos 110:1 e 2 vemos um exemplo interessante que podemos relacionar com o que está escrito em Apocalipse 5:1,7: o rei de Israel sentado à direita de Deus como seu co-governante!


Ao contrário da maioria das traduções habituais da expressão em Apocalipse 5:1 “na mão direita” (gr. ἐπὶ τὴν δεξιὰν [epi tēn dexian]), outra possibilidade provavelmente que mais se adequa ao contexto seria traduzir como “ao lado direito”. No próprio NT (Rm 8:34; Ef 1:20; Cl 3: 1; Hb 10: 12; 1 Pe 3:22) as referências que temos do Cristo ressuscitado e que foi exaltado no trono celestial “ao lado direito” de Deus são paralelos fortíssimos com a cena que vemos em Apocalipse 5. Assim, Jesus recebe toda autoridade, capacidade e domínio universal (Ef 1:20-22; Hb 1:13). Além disso, o fato de Cristo estar ao lado direito de Deus, era uma das principais crenças dos cristãos primitivos (At 2:33-36; Hb 8:1) e o cumprimento da profecia do AT (Sl 110:1; Mt 22:41-45; 26:62-65).


O “livro em forma de rolo” é escrito por dentro e por fora (ou de um lado e de outro) o que normalmente implica em uma grande quantidade de material escrito. Era uma forma bem conhecida e amplamente usada na época de João. No entanto, a expressão pode ser entendida também como tendo relação com as duas tábuas do testemunho recebidas por Moisés (Ex 32:15) ou com o pergaminho aberto que Ezequiel vê (Ez 2:9-10).


Ou seja, o pergaminho descrito por João tem relação com a aliança entre Deus e o povo e com as profecias do VT. Em outras palavras, o rolo está evidentemente relacionado com a “lei e os profetas", expressão comum que aparece várias vezes no NT (At 13:15; Mt 5:17; Jo 1:45).

Também é dito que esse livro é selado com sete selos. No Antigo Oriente Médio os selos estavam exclusivamente na posse do rei e de seus oficiais. O ato de selar um livro envolviam dois conceitos básicos:

  1. Denotar a validação, a fidedignidade e autenticidade do conteúdo escrito;

  2. A autoridade por aquele que selava. Era feita a impressão do selo com um sinete ou anel, onde, no final do conteúdo os escritos eram lacrados.

O ato de “selar” o conteúdo escrito no pergaminho, nos trás a referência o livro de Daniel em paralelo com o próprio livro de Apocalipse (Dn 12:4, 9; Ap 10:4, para entender a relação entre os livros de Daniel e Apocalipse clique aqui. Aqui no capítulo 5 o pergaminho está selado com o propósito claro de encobrir seu conteúdo e mantê-lo escondido (Ap 5:3-4), não é possível ver o conteúdo até que todos os setes selos estejam quebrados.



O fato do pergaminho estar selado com sete selos (Ap 5:1) é interessante pois o numeral “sete” na Bíblia, e especialmente no Apocalipse, indica “plenitude”, “totalidade”, “integridade” e/ou “perfeição”. Isso pode indicar que o livro está perfeitamente e divinamente selado e só alguém com autoridade divina poderá quebrar os sete selos.


O texto do capítulo 5 nos mostra de forma clara a discrepância entre a incapacidade humana universal e a capacidade exclusiva divina de “quebrar os selos e abrir o livro” (Ap 5:2). Apenas um, é digno de sentar-se à direita de Deus. Somente Ele, em toda a história do Universo é digno e soberano que guiará este planeta até o fim!


“Atribuam ao Senhor a glória que o seu nome merece; adorem o Senhor no esplendor do seu santuário.” Salmos 29:2

Referências:


DOUKHAN, Jacques. Secrets of Revelation: The Apocalypse Through Hebrew Eyes. Hagerstown: Review and Herald Publishing Association, 2002.

STEFANOVIC, Ranko. Revelation of Jesus Christ : commentary on the book of Revelation. Berrien Springs: Andrews University Press, 2002. #Apocalipse #Revelacao #Livroselado

97 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page