top of page
Buscar
  • Foto do escritorO Caleidoscópio

#03 [Introdução] Quando e onde foi escrito?

Atualizado: 30 de ago. de 2020


Como mencionamos em nosso primeiro post da série, entender o contexto histórico, cultural e teológico é fundamental para termos uma visão mais clara do livro. Hoje, você entenderá qual o pano de fundo da época, a situação e o local onde o autor estava quando escreveu o livro.


João escreveu o livro de Apocalipse enquanto estava em um lugar chamado Patmos, uma pequena ilha rochosa que fica no Mar Egeu. Naquela época, servia como uma espécie de prisão (como uma espécie de antiga Alcatraz) ou campo de concentração e trabalho para onde eram banidos os ofensores do Império Romano.


Na introdução do Apocalipse, João identifica a si mesmo como uma testemunha, um μαρτυρέω [martyreō] (Ap 1:2), que estava “sofrendo” e “estava na ilha chamada Patmos por causa da Palavra de Deus” (Ap 1:9).


O imperador Domiciano (81-96 d.C.) foi o primeiro imperador a exigir adoração para si mesmo enquanto ele ainda estava vivo, porém, a tradição cristã antiga afirma que o testemunho fiel de João a respeito do Evangelho e a recusa à adoração ao Imperador levou as autoridades governamentais a exilá-lo em Patmos onde foi forçado a trabalhar nas pedreiras, ficando na ilha por 2 anos (94-96 d.C.).



O livro de Apocalipse foi escrito em um tempo de hostilidade romana ao cristianismo que acabou se transformando em perseguição direta. Os prisioneiros exilados em Patmos perdiam todos os seus direitos civis e propriedades. Foram arrancados de João sua história, sua família, amigos, residência. Humilhado e oprimido pelo trabalho pesado, o que restou para João foi a esperança do grande dia da libertação.


Os fatos históricos sugerem claramente que o livro reflete a situação que ocorreu no final do primeiro século, em que os cristãos experimentavam dificuldades e pressões por causa de sua recusa em cumprir as exigências populares de adoração ao imperador.



A mensagem do último livro da Bíblia foi feita para dar conforto e esperança aos oprimidos cristãos em circunstâncias assustadoras e prepará-los para saber lidar com futuras crises. João recebeu as visões e foi instruído a escrever em um pergaminho e enviá-lo como uma carta pastoral a um destinatário específico (Ap 1:11): as sete igrejas.


Para entender mais e o que motivou João a enviar uma mensagem para elas, confira nosso próximo post! ;)







Referências:


STEFANOVIC, Ranko. Plain Revelation: a reader’s introduction to the Apocalypse. Berrien Springs: Andrews University Press, 2013.

STEFANOVIC, Ranko. Revelation of Jesus Christ : commentary on the book of Revelation. Berrien Springs: Andrews University Press, 2002.

DOUKHAN, Jacques. Secrets of Revelation: The Apocalypse Through Hebrew Eyes. Hagerstown: Review and Herald Publishing Association, 2002.





167 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page