top of page
Buscar
  • Foto do escritorO Caleidoscópio

#11 [Ap 1:1] “As coisas que em breve devem acontecer”

Atualizado: 30 de ago. de 2020



No nosso post anterior você pôde perceber que o propósito principal do Apocalipse é: revelar Jesus Cristo. Porém, existe um segundo objetivo no livro que é revelar também o que vai acontecer no futuro. Não há como negar que a maior parte dos capítulos que compõem o livro são sobre o futuro.


Quando estudamos o livro de Apocalipse é muito fácil especularmos. Para muitos, o Apocalipse é como uma bola de cristal, um horóscopo, um livro de Nostradamus ou um livro de adivinhação.


No entanto, temos que manter em mente que João escreve com o intuito de mostrar ao leitor que o futuro deve ser levado a sério, não no sentido de nos preocupar ou nos deixar com medo, mas nos dizer que não fomos deixados sozinho nesta terra.


Essa é a finalidade das profecias bíblicas (Jo 16:4), nos mostrar que o futuro só faz sentido se entendermos que o propósito é revelar o amor de Deus por nós e Seu forte desejo de estar conosco em nossa vida.


A frase de Apocalipse 1:1 “as coisas que em breve devem acontecer” faz uma clara referência a textos tanto do Antigo (Dn 2:28) quanto do Novo Testamento (Mt 24:6; Mc 13:7; Lc 21:9).


Em Daniel 2:28 temos uma declaração importante: “mas há um Deus no céu, o qual revela os mistérios” e fez saber ao rei “o que há de ser nos últimos dias”, quando João faz referência a esse verso em Ap 1:1 (para ver como Apocalipse se relaciona com o livro de Daniel clique aqui) ele está dizendo a seus leitores que o objetivo do Apocalipse é garantir que Deus cumprirá o que foi predito por Daniel.


No Novo Testamento (Mt 24: 6; Marcos 13: 7; Lucas 21: 9), no Monte das Oliveiras, Jesus aponta as coisas que “devem acontecer” antes da Segunda Vinda. O fato de que alguns eventos ocorrerão antes do tempo do fim, indica que no livro de Apocalipse nada é por acaso. A finalidade é explicar da perspectiva de Deus, por que e como esses eventos vão acontecer.


À luz desses textos acima, a palavra “devem” precisa denotar “o cumprimento seguro do propósito de Deus revelado pelos profetas”. Esse entendimento tem o sentido prático de nos ensinar como viver hoje de modo compatível ao texto bíblico.


O livro de Apocalipse foi nos dado não para satisfazer nossa curiosidade sobre o futuro, mas para nos preparar e nos dar a certeza de que Deus tem o controle da história em Suas mãos e certamente virá buscar os Seus.


Referência:


STEFANOVIC, Ranko. Revelation of Jesus Christ: commentary on the book of Revelation. Berrien Springs: Andrews University Press, 2002.





97 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page