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  • Foto do escritorO Caleidoscópio

#12 [Ap 1:1] João e os símbolos

Atualizado: 30 de ago. de 2020



Neste post, vamos lidar com uma das palavras mais importantes de todo o Apocalipse. Ela se encontra logo no primeiro versículo (Ap 1:1), e nos fornece o maior princípio de interpretação dos escritos de João que servirá para nos ajudar no estudo e no entendimento do livro.


A palavra “notificou” (na versão Almeida Revista Atualizada) é a palavra grega σημαίνω [sēmainō] que tem o sentido de “significar”, “mostrar por um sinal”, “explicar”, “transmitir por um símbolo”, “dar a conhecer”, ou seja, comunicar algo por meio de algum tipo de símbolo. Por exemplo, a palavra “semáforo” vem dessa mesma raiz, ou seja, sinais que significam algo e quer informar alguma coisa. De onde vem também a palavra “semântica”, isto é, o estudo dos significados.


Tanto no AT (Dn 2:28) quanto no NT, esse vocábulo é regularmente usado para uma apresentação figurativa que apontava para um evento futuro (Jo 12:33; 18:32; 21:19; Dn 2:28; At 11:28). Então, poderíamos traduzir Apocalipse 1:1 da seguinte forma:


“Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer e que ele, enviando por intermédio do seu anjo, mostrou por meio de símbolos ao seu servo João”

Essa expressão aparece também em Apocalipse 12:1, quando João escreve: “Viu-se grande sinal no céu […]”. Mas, afinal, como podemos entender o que essa expressão quer dizer no contexto do Apocalipse?


É importante destacar primeiramente que Deus sempre fala às pessoas na linguagem que elas possam entender. Deus fala com João na linguagem que ele conhece. É apenas através daquilo que conhecemos que podemos entender o que não conhecemos.



Quando João contempla algo na visão que recebe, escolhe seus próprios símbolos para melhor explicar ao leitor a mensagem obtida. Além disso, quando Jesus veio e revelou o conteúdo do livro de Apocalipse a João, o que João viu não foi algo literal, mas foi revelado por meio de símbolos. Ou seja, coisas reais foram mostradas a ele por meio de símbolos.


No entanto, dizer que o Apocalipse é um livro simbólico não significa que sua linguagem seja abstrata, mas sim, pictórica (ilustrada, representativa). É fundamental para o estudioso do Apocalipse assimilar o conceito de linguagem simbólica no livro, pois muito da dificuldade de entendimento provém da falta de compreensão desse fundamento.


Para ajudar nessa jornada, listamos três princípios essenciais para entender melhor a linguagem simbólica do Apocalipse:


1. A Bíblia é um livro que deve ser interpretado literalmente, a menos que o texto indique claramente que o significado simbólico é pretendido, porém, no Apocalipse esse princípio é exatamente oposto. O Apocalipse deve ser abordado com um pressuposto de que as cenas e ações retratadas são de natureza simbólica ou figurativa, a menos que o contexto indique claramente que um significado literal é pretendido. Por exemplo, João em Patmos, as sete igrejas, Cristo, tribulação, guerra e morte devem ser tomadas literalmente.


2. Deve-se ter em mente que o livro de Apocalipse foi originalmente escrito há dois mil anos, e não em nossa época. Os símbolos apresentados no livro são todos do contexto cultural e religioso do autor, apropriado à hora, local e circunstâncias (para entender mais sobre esse princípio clique aqui). Por exemplo, quando João quis comunicar que no tempo do fim haverá um poder que vai oprimir o povo de Deus e tentará destrui-lo, ele usou “Babilônia” porque os cristãos do século I sabiam quem era.


3. A linguagem simbólica usada por João não era abstrata, foi tirada da história passada do povo de Israel (para entender mais sobre os paralelos do Apocalipse clique aqui). Por exemplo, a descrição da 2ª trombeta em Apocalipse 8:8-9 ecoa Jeremias 51.


Apocalipse é dado no mundo real. Em vista disso, é importante que os leitores modernos se lembrem da natureza simbólica do livro. As mensagens não surgem através de uma compreensão literal de seu conteúdo, mas através da interpretação de símbolos.


Este livro falou de maneira poderosa para os cristãos do 1º século, mas não foi escrito apenas para eles. Ao nos familiarizarmos com a linguagem simbólica do tempo de João, o livro chega até nós hoje para que atue também de maneira expressiva em nossa vida, moldando a nossa percepção de passado, presente e futuro.


Através do estudo deste livro, Deus quer impressionar nossas mentes no descobrimento dos Seus atos de amor e salvação no decorrer da história da humanidade.


Referências:


DOUKHAN, Jacques. Secrets of Revelation: The Apocalypse Through Hebrew Eyes. Hagerstown: Review and Herald Publishing Association, 2002.

STEFANOVIC, Ranko. Plain Revelation: a reader’s introduction to the Apocalypse. Berrien Springs: Andrews University Press, 2013.


STEFANOVIC, Ranko. Revelation of Jesus Christ : commentary on the book of Revelation. Berrien Springs: Andrews University Press, 2002.





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