top of page
Buscar
  • Foto do escritorO Caleidoscópio

#09 [Introdução] Estrutura literária do livro [Parte 2]

Atualizado: 30 de ago. de 2020





Além da estrutura literária do início e do fim de Apocalipse, que analisamos no post anterior, onde vimos a clara relação entre o prólogo (Ap 1:1–8) e o epílogo (Ap 22:6–21) do livro, é importante considerar também todo o texto que está contido entre o começo e o final.


O bloco de texto que compreende Apocalipse 1:9, e vai até Apocalipse 22:5, é dividido nitidamente em três partes distintas. Cada bloco é relacionado aos três períodos da história seguindo a perspectiva do próprio livro:




Talvez essa seja a definição estrutural mais importante que podemos fazer do Apocalipse, pois ela tem relação direta com três perspectivas do grande protagonista do livro.


Cada parte desse bloco “triplo” inicia com uma visão extraordinária do próprio Jesus Cristo, onde Ele atua de maneira distinta:


1. Ap 1:9-3:22 - Mensagens às sete igrejas: Jesus Cristo como Sumo Sacerdote A primeira grande divisão do Apocalipse começa com a visão de Cristo glorificado caminhando entre os sete candeeiros como Sumo Sacerdote (Ap 1:9-20). Ele aparece aqui cumprindo a promessa (usando a fórmula básica da aliança que Deus faz com o Seu povo) feita em Levítico 26:12: “Andarei entre vós e serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo”. Cada uma das mensagens às igrejas deixa claro que Cristo não só conhece os problemas e as dificuldades enfrentadas pelas sete igrejas como também estará com elas em todos os momentos. As mensagens começam com a figura de Cristo, seguida por uma mensagem específica para cada igreja, e termina com um apelo para que seja ouvida a voz do Espírito. Jesus é representado como a solução para os problemas e necessidades, tanto pessoais quanto coletivas.


2. Ap 4-11 - Abertura do livro selado: Cristo como soberano governante escatológico Na segunda divisão do Apocalipse é descrita a visão de Cristo como sendo o Rei prometido que viria da linhagem de Davi (cap 4-5). Essa porção do livro reflete o poderio, a soberania e o domínio universal de Cristo sobre todo o mundo. Ele está assentado no trono do universo à direita do Pai, e foi chamado para exercer sua autoridade plena no plano da salvação e no fim da história. Os capítulos que correspondem esse bloco de texto são descritos como sendo a Era Cristã. A abertura dos sete selos e as sete trombetas sendo tocadas, compreendem desde a ascensão de Cristo ao céu até seu retorno à Terra. Essa segunda seção do livro provê ao povo de Deus esperança em relação ao futuro, pois, mesmo passando por dificuldades, sofrimento e perseguições, Jesus Cristo, como Senhor e Rei que tem o domínio sob todo o Universo, está no controle. Ele trará a definitiva solução para o mal.


3. Ap 12-22:5 - Conteúdo do livro selado: Cristo como Miguel Apocalíptico

A última das três principais divisões do livro do Apocalipse (12-22: 5) parece ser a revelação de uma parte do livro selado de Apocalipse 5. Essa última porção nos mostra o grande conflito entre Cristo e Satanás (Ap 12:1-17), no qual Cristo é retratado em seu último papel: Miguel, o guerreiro apocalíptico. Como comandante dos exércitos celestiais, Cristo é um vencedor constante. Ele derrotou Satanás através de todas as fases de Seu ministério: por meio de Sua morte na cruz, ressurreição e ascensão ao Pai, e durante todo o período da era cristã. Nesse último bloco da tripla estrutura (caps 13-22) estão descritos os último eventos que levaram à conclusão da trama de proporções cósmicas e o estabelecimento definitivo do reino eterno de Deus.


A descrição do tempo do fim tem o propósito de assegurar o final da história deste mundo. O medo do futuro pode nos levar a nos sentir ameaçados e assustados pelo grande conflito. Mas não devemos esquecer que Satanás e seus anjos já perderam a batalha. Cristo, nosso comandante, é vitorioso. Ao seu povo, Ele dará o galardão da vida eterna, onde finalmente encontraremos o descanso (Ap 21-22:5).


É significativo perceber que a representação de Cristo nas três divisões principais da estruturas dos escritos de João é o guia para a definição da teologia e interpretação da cenas contidas no livro. O último livro da Bíblia é verdadeiramente uma revelação de Jesus Cristo.


“Vejam, eu venho em breve! Felizes aqueles que obedecem às palavras da profecia registrada neste livro.” Apocalipse 22:7 NVT


Referência:


STEFANOVIC, Ranko. Revelation of Jesus Christ : commentary on the book of Revelation. Berrien Springs: Andrews University Press, 2002.





144 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page