top of page
Buscar
  • Foto do escritorO Caleidoscópio

#02 [Introdução] Quem escreveu?

Atualizado: 30 de ago. de 2020



Para começarmos a estudar o livro de Apocalipse, precisamos entender quem o escreveu. O autor se identifica simplesmente como João (Ap 1:1, 4, 9; 22:8), Ἰωάννης [Iōannēs] no grego, ou יְהוֹחָנָן [yehôḥānān] no hebraico, que significa “DEUS tem sido gracioso”. Era um nome relativamente comum no meio judaico na época em que o livro foi escrito.


João fala de si mesmo como "irmão e companheiro de vocês na tribulação, no reino e na perseverança em Jesus" (Ap 1:9). Isso sugere que ele conhecia bem os destinatários do livro e também era bem conhecido deles. Desse modo, o primeiro nome dele é suficiente para fornecer o remetente do livro.


A maioria dos estudiosos veem o autor de Apocalipse como sendo João, o discípulo amado de Jesus (Jo 13:23-25; 21:24), filho de Zebedeu, irmão de Tiago (Lc 5:9-10), escritor do Quarto Evangelho (João) e de três epístolas (1, 2 e 3 João) no NT.


Apesar de existir uma grande diferença no nível de escrita entre o Quarto Evangelho e Apocalipse, devemos considerar que o estilo literário e conteúdo teológico entre os livros também são bem diferentes. Enquanto o quarto evangelho é um registro direto da vida e obra de Jesus, o Apocalipse é uma obra cheia de imagens e símbolos estranhos que se enquadra no estilo literário apocalíptico.


É interessante perceber os paralelos que o Quarto Evangelho e o Apocalipse possuem! De todos os livros do Novo Testamento, apenas o Evangelho e Apocalipse de João possuem relações únicas e exclusivas! Apenas esses dois livros:


Com todos esses paralelos fantásticos entre os dois livros, pode-se sugerir com tranquilidade que João, o apóstolo, é o autor do último livro do Novo Testamento! Uma pessoa real, escrevendo para pessoas também reais que precisavam entender o plano da salvação revelado através de Jesus Cristo.


Enquanto o Apocalipse de João convida: “Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida” (Ap 22:17), o Quarto Evangelho declara: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba” (Jo 7:37).



Referências:

STEFANOVIC, Ranko. Plain Revelation: a reader’s introduction to the Apocalypse. Berrien Springs: Andrews University Press, 2013.


STEFANOVIC, Ranko. Revelation of Jesus Christ : commentary on the book of Revelation. Berrien Springs: Andrews University Press, 2002.


DOUKHAN, Jacques. Secrets of Revelation: The Apocalypse Through Hebrew Eyes. Hagerstown: Review and Herald Publishing Association, 2002.






200 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page